Chuva surpreende moradores do Alto Tietê e provoca prejuízos
- noticiasonlinebras
- 27 de out. de 2016
- 2 min de leitura

A chuva e a ventania que atingiram cidades do Alto Tietê na noite desta quarta-feira (26) causaram prejuízos para alguns moradores. Em Mogi das Cruzes, uma casa foi atingida por um pinheiro. Ninguém se feriu.
Alguns bairros chegaram a ficar sem energia elétrica. Quem estava na rua, ou até em casa, foi pego de surpresa. "[Foi um] trovão forte. Um barulho meio estranho, diferente", comenta a dona de casa Valmira da Rocha.
Uma praça de Brás Cubas ficou tomada pelas folhas. Já a casa da ajudante de cozinha Marli Marçal, na Ponte Grande, teve parte da cozinha destruída. Os filhos tinham acabado de jantar quando o cômodo foi atingido por galhos. "De repente veio um barulhão que estremeceu a casa inteira. A gente correu para o quarto, viu que a chuva melhorou um pouquinho, e foi para o carro, porque não tinha como ficar dentro de casa."
Foram cerca de 30 minutos no veículo até a chuva passar. Nada escapou na cozinha: fogão, geladeira, entre outros móveis ficaram completamente molhados. Um prejuízo que a ajudante de limpeza não esperava para esse fim de mês. "O fogão molhou todas as bocas. A geladeira ainda vamos tentar secar, pois não tem condição de comprar outra agora. Ficou tudo molhado."
Os galhos voaram dos pinheiros que, segundo Marli, têm mais de 40 anos. A preocupação da ajudante aumenta porque os galhos são grandes e alguns são muito baixos. Há cerca de um ano, também depois de um vendaval, a telha do banheiro foi atingida por partes da árvore.
Os pinheiros ficam bem no terreno onde a mãe dela mora de aluguel. A aposentada diz que também tem medo, principalmente na época de chuva, já que o vento não precisa ser forte para que muitos galhos caiam. "A gente não muda porque não tem condições. Se já caiu um galho, imagina agora em época de chuva. Todo dia vai cair um galho", lamenta Íris Marçal.
Meteorologia e estragos De acordo com os meteorologistas, Mogi das Cruzes, Arujá, Santa Isabel, Suzano e Itaquaquecetuba foram atingidas pela chuva de quarta (26). E apesar do estrago, a chuva foi considerada de fraca a moderada.
O nível do Rio Tietê, na região da Ponte Grande, chegou a 1,98 metro, informou a Secretaria Municipal de Segurança de Mogi. Já a Defesa Civil disse que atendeu apenas uma ocorrência de queda de muro em área particular, no Jardim Ivete.
Sobre a poda da árvore reclamada pela moradora, a Prefeitura de Mogi explicou que ela deve ser feita pelo proprietário do local. A administração pública só deve intervir e remover a árvore no caso de espécies nativas. "A manutenção de árvores no interior de imóveis, é de responsabilidade dos proprietários. A poda não necessita de autorização", disse o secretário de Verde e Meio Ambiente, André Saraiva. "Quem tem árvore em casa, precisa ficar sempre atento à manutenção. Como nós, a árvore é um ser vivo, então é como se ela tivesse que cortar o cabelo, cortar as unhas como nós."
Comments